Competição


1.1 INTRODUÇÃO

O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, sob a direção do Dr. John F. Stevens, sendo que a primeira competição ocorreu em 1976. No Brasil a competição foi realizada pela primeira vez em 1995 e desde então tem crescido gradativamente, tornando-se uma das mais importantes atividades extracurriculares para estudantes de engenharia.

1.2 O PROJETO BAJA SAE

O projeto Baja SAE é uma competição entre Instituições de Ensino Superior que desafia estudantes de engenharia através da simulação de um caso real de desenvolvimento de projeto, com todas as atividades que envolvem o mesmo, visando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.
1.3 OBJETIVO DA COMPETIÇÃO

O objetivo de cada equipe é projetar e construir um protótipo recreativo, fora de estrada (offroad), monoposto, robusto, visando sua comercialização ao público entusiasta e não profissional. O veículo deve ser seguro, facilmente transportado e de simples manutenção e operação. Deve ser capaz de vencer terrenos acidentados em qualquer condição climática sem apresentar danos. Cada equipe compete para ter seu projeto aceito por um fabricante fictício. Para isso, os alunos devem trabalhar em equipe para projetar, construir, testar, promover e competir com um veículo que respeite as regras impostas além de conseguir suporte financeiro para o projeto. Tudo deve ser feito respeitando sempre as prioridades acadêmicas.
A sistemática da competição divide o Campeonato em três grandes provas: as Estáticas, as Dinâmicas e a prova de Resistência (Enduro). Cada prova é subdividida em diversas avaliações.
Provas Estáticas:

- Relatório de projeto.
- Inspeção de Segurança .
- Conformidade de Projeto.

Provas Dinâmicas
:

- Aceleração e Velocidade Máxima.


- Suspension and Traction

Enduro de Resistência:


A prova de resistência consiste em uma corrida de quatro horas em pista de auto-cross, onde a pontuação é dada pelo número de voltas completadas ao final da prova. Do somatório das três provas determina-se o vencedor do Campeonato onde os dois primeiros classificados estão possibilitados de competirem na edição norte-americana da Competição.